
De certo que já todos ouviram esta expressão “sopinha de massa”. Mas, afinal o que é que isto quer dizer?
O termo técnico para esta alteração da articulação verbal não é nada mais nada menos do que sigmatismo ou seja, uma distorção de alguns sons, nomeadamente os fonemas fricativos /s/, /z/, /ch/ e /j/ por alterações posturais da língua.
Estas podem derivar da ausência de dentes (muito comum na mudança da dentição decídua para a dentição definitiva), má-oclusão dentária, hábitos orais como uso prolongado na chucha ou sucção digital ou ainda por alterações anatómicas de etiologia craniofacial que terão de ser avaliadas mais especificamente.
O sigmatismo pode ser:
- Interdental, quando a língua é posicionada entre os dentes incisivos centrais;
- Lateral, quando o som “escapa” lateralmente pelos dentes;
- Palatal, quando para produzir especialmente o fonema /s/ o terço posterior da língua toca no palato mole;
- Anterior, quando a língua é colocada atrás dos incisivos frontais e é produzido um som mais “assobiado”.
Esta perturbação fonética é muito comum em crianças a partir dos 4 anos e é facilmente identificada pelos pais, educadores, médicos…encaminhando-as para Terapia da Fala.
A detecção e intervenção precoce facilita todo o processo de tratamento!
Na consulta será realizada uma primeira avaliação e inicia-se o processo terapêutico ao nível da articulação e da adequação de posturas orofaciais através de exercícios miofuncionais específicos para cada caso.
É bastante comum o trabalho conjunto entre o médico dentista, otorrinolaringologista e terapeuta da fala para obtenção de melhores resultados e acompanhamento mais diferenciado.
—
Com a colaboração da Ana Sofia Cunha, Terapeuta da Fala